Acervo – Sanma Hotel
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A história do Hotel SANMA caminha junto com a história da região das três fronteiras.

O Sanma Hotel Cataratas é a nova referência em sofisticação na hotelaria do Destino Iguaçu. Ocupando o espaço do tradicional Hotel San Martin, empreendimento mais próximo à entrada do Parque Nacional do Iguaçu, o SANMA foi totalmente redesenhado e abriu suas portas em outubro de 2021.

Do sonho de transformar o tradicional Hotel San Martin em um novo ícone de hospitalidade, o proprietário Santo Salvatti (in memoriam) iniciou em setembro de 2020 as negociações em busca de uma nova sociedade para o hotel. E, em 2021, com a parceria do Grupo Sarabia, do setor do agronegócio, o Sanma reabriu suas portas.

No novo projeto arquitetônico, houve a restauração de materiais já existentes, e foi realizado um trabalho de recuperação e reaproveitamento de madeiras nobres que já faziam parte do mobiliário antigo do hotel; além das estruturas de cobertura, forros e pisos de ardósia e pisos revestidos de Ipê. Buscou-se a utilização máxima de materiais nacionais e de mão de obra local, o que reforça a preocupação da sociedade com a viabilidade do projeto.

Assim, o Acervo Sanma é uma homenagem a Santo Salvatti, afinal, foi o seu trabalho que fez do SANMA um espaço de encontro das diversas culturas que passam por Foz do Iguaçu diariamente.

Santo-Salvati

A exposição permanente do Acervo Sanma consiste em obras de arte que dão enfoque às narrativas da nossa Terra das Cataratas. Além disso, conta com as obras arrematadas por Santo nos anos 1980, quando participou de diversos leilões de arte no Brasil.
Assim, as obras dos artistas Aldemir Martins (1922-2006), María Cecília Wagner (1943-2009) e Patrick Maderos Kennedy (1929-2005) compõem o acervo.
Hoje, o Acervo Sanma é um dos maiores acervos de obras de arte de Foz do Iguaçu, o que evidencia a política de colecionismo adotada pela instituição:

• valorização da arte e da cultura brasileiras – especialmente do Nordeste e do Paraná, e da região da Tríplice Fronteira;
• preservação do legado da família Salvatti e dos artistas ali representados;
• e consolidação do Acervo SANMA como referência em coleção de arte e divulgação da mesma no oeste do Paraná.

O Acervo Sanma está disponível para visitação dos hóspedes do hotel. A visita é realizada sempre com mediação de Maria Eduarda Pontes e Pontes, licenciada em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB).

Aldemir

Aldemir Martins

Vida
Aldemir Martins foi um desenhista, gravador, pintor, e ilustrador autodidata que nasceu na região do Vale do Cariri, no Ceará. Filho de um servidor público e de uma dona de casa de origem indígena, o artista teve uma infância humilde.

Em 1934, foi enviado ao colégio Militar de Fortaleza, e lá se destacou como orientador artístico de classe. Mais tarde, entrou para o Exército, e lá recebeu a patente de “Cabo Pintor” ao vencer o concurso de pintura de viaturas do Exército promovido pela Oficina de Material Bélico.

No início da década de 1940, Aldemir começou a trabalhar exclusivamente com a arte. Em 1941, participou da criação do Centro Cultural de Belas Artes em Fortaleza, um espaço dedicado a exposições permanentes e cursos de arte, que três anos depois se tornaria a Sociedade Cearense de Artes Plásticas. A partir de 1943, o artista começou a trabalhar como ilustrador para a imprensa cearense.

Em 1946 mudou-se para São Paulo, onde realizou sua primeira mostra individual. Entre 1949 e 1951, frequentou os cursos do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e tornou-se monitor da instituição. Também estudou gravura com Poty Lazzarotto (1924-1998), importante artista paranaense.

O artista faleceu em 2006, aos 83 anos. O Estúdio Aldemir Martins está localizado na cidade de São Paulo e, atualmente, é administrado por seu filho, Pedro Martins.

Obra
A produção artística de Aldemir foi prolífica: o artista realizou aquarelas, desenhos, esculturas, ilustrações, litogravuras, pinturas e xilogravuras em diversos suportes e materiais.

Suas obras, com cores vibrantes e contrastantes, retratam o imaginário do nordeste brasileiro – os cangaceiros, os cavalos e os cajueiros; a cultura popular, alguns animais – aves, peixes, seus famosos gatos e galos, e ainda a fauna e flora brasileiras.

Aldemir recebeu inúmeros prêmios, entre eles estão o Prêmio “Presidente Del Consiglio dei Ministri”, na XXVII Bienal de Veneza, Itália, de Melhor Desenhista Internacional, a “Medalha de Mérito Artístico e Cultural”, pela Academia Brasileira de Artes, Cultura e História e o Prêmio “Melhor Desenhista Nacional”, III Bienal de São Pão Paulo.

As obras de Aldemir Martins estão expostas em diversos museus e acervos privados na América Latina (Argentina, Brasil, Chile, México, Peru e Uruguai), na Europa (Alemanha, França, Itália, Polônia e Suíça) e nos Estados Unidos.
O Acervo SANMA possui uma das maiores coleções de obras do artista no Brasil. Não por acaso, o Bar do SANMA se chama “Aldemir”.

Imagens: Estúdio Aldemir Martins

Kennedy Bahia

Vida
Patrick Maderos Kennedy, mais conhecido como Kennedy Bahia, foi um artista nascido em Valparaíso, no Chile. Formou-se em engenharia pela Escola de Minas da Universidade de La Serena e se especializou na extração de ouro. Seu primeiro contato com a fauna e flora amazônicas aconteceu na exploração de minérios e ouro na selva boliviana e, depois, no alto Tapajós e no Alto Purus, no Amazonas.

Durante o tempo que passou na Amazônia, Kennedy contraiu malária e se encontrou bastante debilitado; o engenheiro descobriu que só poderia receber o tratamento adequado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia. Portanto, se mudou para Salvador no início de 1963.

Enquanto se recuperava, o artista se dedicou à tapeçaria, tarefa na qual auxiliava a sua mãe quando criança. Após sua cura, o médico que o acompanhou durante o tratamento o aconselhou a não retornar para a selva. Logo, Kennedy resolveu se dedicar à arte da tapeçaria.

Seu ateliê ficava no próprio apartamento, onde também funcionava uma galeria para receber amigos e o público.
Em 1965, Kennedy Bahia realizou sua primeira exposição de tapeçaria na Galeria Manoel Quirino. O artista pretendia criar o maior artesanato da América do Sul, portanto foi aumentando o número de artesãs com as quais trabalhava conforme expandia a comercialização de seus trabalhos.

Em 1970, Kennedy idealizou e construiu sua própria galeria, um espaço de 700m² na orla de Salvador (Praia do Jardim dos Namorados) dedicado às artes, o que foi inédito na cidade. Com o Modernismo, a arte da tapeçaria foi muito popularizada, embora nunca tenha deixado de ser uma forma de artesanato.

O artista conquistou visibilidade internacional com a coleção “Fauna e Flora”, que retratava a biodiversidade brasileira através de tapeçarias e serigrafias com motivos alegres e coloridos.

No final década de 1970, Kennedy já havia realizado exposições em Brasília, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro; na América Latina (Barbados, Bolívia e Chile); e nos Estados Unidos, onde mais expôs (Hotel Sheraton e Hilton, e nas cidades de Nova Iorque e Miami).

A produção póstuma do artista é realizada por sua filha, Cíntia Kennedy, e inclui a impressão de serigrafias em matrizes originais e aplicação de decalques da década de 1970 em azulejos e peças de porcelana.

Obra
Fascinado pela selva amazônica, Kennedy retratou a fauna e flora brasileira em seus trabalhos; e incluiu a cultura afro-brasileira e as religiões de matriz africana em seu repertório. Suas tapeçarias retratavam o cotidiano do povo de Salvador: baianas carregando potes de água de cheiro e a diversidade da fauna e flora amazônicas (borboletas, pássaros, papagaios, tartarugas e tucanos).

Os trabalhos do artista possuem uma linguagem figurativa com forte estilização geométrica, superposições e grande contraste entre figura e fundo. Na maior parte de suas obras, não há volume nem profundidade.
Além de tapeçarias, Kennedy produziu telas, serigrafias, entalhes, esculturas, peças de porcelana e cerâmica (azulejos, xícaras, cinzeiros, etc) em grande escala. Kennedy contribuiu grandemente para a expansão da cultura e das artes plásticas na Bahia, divulgando informações sobre o estado pelos países por onde levava suas obras.

O Acervo SANMA possui mais de quinze obras de Kennedy Bahia, entre serigrafias e tapeçarias.

Imagens: Instagram Oficial Kennedy Bahia

Kennedy
Maria

María Cecilia Wagner

Vida
María Cecilia Wagner nasceu em 28 de outubro de 1943 em uma pequena cidade chamada Puerto Naranjito, na província de Misiones, Argentina.

A terceira de quatro irmãos, era filha de Květoslava Aulicka e Antonín Wagner. Quando tinha 6 anos, Aulicki, como era chamada, voltou com seus pais, originários da República Tcheca, para sua terra natal. Assim, María Cecília realizou seus estudos primários e secundários na Europa. Aos 15 anos, eles voltaram para a Argentina; e aos 21 anos, ela sofreu, junto com o seu pai, um acidente de moto que causou a perda do pai e uma deficiência na perna.

As sequelas do acidente a prenderam ainda mais à arte, e devido a esta circunstância, sua vida passou a ter mais sentido através da arte e das aulas de arte que ela lecionava.

Com o falecimento do pai, que provia a renda para a família, retornou com a mãe à República Tcheca, onde ficou por um ano; porém, a invasão russa sucedeu e decidiram retornar à Argentina novamente.

Wagner faleceu em 2009, em Maceió, Alagoas, e deixou como legado muitas obras, incluindo as que, orgulhosamente, temos em nosso acervo.

Obra
As obras da artista argentina María Cecilia Wagner narram as lendas e crenças que compõem a mitologia dos povos originários (tupis-guaranis) da província de Misiones, na Argentina. A artista viveu em uma colônia indígena nesta província por muito tempo.
Grande estudiosa da anatomia, buscava reproduzir o corpo humano da forma mais realista possível.
A artista era autodidata e, durante sua trajetória, utilizou diversas técnicas, como óleo sobre tela (técnica utilizada em todas as obras que fazem parte de nosso acervo); desenho a lápis e carvão; além de uma técnica criada por ela mesma, chamada “Nervifolia” — que consistia em um processo bioquímico para transformar as próprias folhas de plantas em tela para pintura. Ademais, trabalhou com criação e restauro de esculturas.

Imagens: Acervo da família

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