As lendas das Cataratas do Iguaçu
Você já ouviu falar nos índios Caingangues? Todas as pessoas nascidas e criadas na cidade de Foz do Iguaçu, com certeza sabem quem são eles e a misteriosa lenda das cataratas.
Nós do Hotel San Martin Cataratas, somos fascinados por Foz do Iguaçu e todo o mistério que ronda as nossas belas cataratas. Ficou interessado? Nós vamos te contar essa história.
Há muito tempo atrás, quando os índios caingangues viviam entre o rio Paraná e Iguaçu acreditavam que, nas profundezas do rio Iguaçu morava M’boi, uma serpente gigante considerada o Deus das águas, protetor do rio, da natureza e filho de Tupã, o Deus dos índios. Se em algum momento faltava peixe no rio ou houvesse qualquer outra dificuldade, os índios encaravam como castigo dos deuses.
Certo dia, os peixes sumiram por dias e dias, a dificuldade em achar alimento começou a prejudicar a tribo. Por consequência, ficou decidido que a cada mês, a índia mais bonita de toda a tribo seria escolhida para ser esposa e consequentemente se sacrificar, mergulhando no rio Iguaçu, como forma de agradecimento ao Deus das águas.
Todas as índias que eram escolhidas ficavam extremamente honradas e felizes, se despediam com uma grande festa, regada a bebidas e comidas da melhor qualidade. Até que em certo momento, Naipi, filha de Igobi um cacique muito respeitado por todos da tribo, foi a escolhida por M’Boi. O que ninguém esperava era que o coração de Naipi fosse tomado por outro amor.
Tarobá, considerado um dos índios mais fortes da tribo, se apaixonou perdidamente pela filha do cacique e decidiu ir contra tudo e todos para conquistar esse amor. Ao se declarar para Naipi, o amor foi a primeira vista e decidiram fugir ainda naquela noite.
A lua brilhava intensamente na escuridão da noite, Tarobá aguardava Naipi nas margens do rio Iguaçu, com uma canoa preparada para a grande fuga. Sem que ninguém percebesse, Naipi foi ao encontro dele e embarcaram rumo ao rio Paraná, onde estariam livres de M’Boi e unidos para sempre.
Com o barulho das águas, a serpente foi despertada nas profundezas dos rio e ficou furiosa com Naipi e Tarobá. Se sentindo traído, o deus da água surgiu furioso nas margens do rio e com a sua força imensa, rachou o rio, transformando em grandes cataratas, afundando o inocente e apaixonado casal.
Por castigo, Tupã transformou a jovem índia em uma grande rocha, o forte e corajoso índio Tarobá em uma palmeira e aprisionou o seu filho, M’boi dentro da Garganta do Diabo para todo o sempre.
A história é contada para crianças, jovens e adultos que se deparam com a beleza das Cataratas do Iguaçu. Milhares de turistas visitam Foz do Iguaçu todos os anos e a atração principal são as Cataratas.
O Hotel San Martin Cataratas Resort e Spa fica a 400 metros do Parque Nacional, com o conforto, lazer e aconchego que você precisa e só é capaz de encontrar aqui, no meio da natureza. Além de estar apenas a 1500m do aeroporto, 15 minutos do centro da cidade, do museu, campo de golf e shopping. Venha conhecer e se hospedar conosco, será um imenso prazer receber você e sua família para explorarmos as belezas e os encantos de Foz do Iguaçu juntos.