Lago de Pedra
O Nome SANMA resgata a tradição e a história de heróis que viveram e lutaram para construir um mundo melhor.
O nome SANMA é um acrônimo para San Martin. Um general corajoso, nascido em 1777, na cidade de Yapeyú, um antigo povoado jesuítico que contava com a presença de indígenas.
Estudou na Espanha e teve como principal missão de vida a libertação das colônias Espanholas da Argentina, Peru e Chile.
Sua figura ganha notoriedade no final do século XIX, na Argentina, quando os discursos do então presidente Nícolas Avellaneda unificam o povo argentino, contando histórias de um grande homem que os libertara.
Fora um homem prudente, que seguia movido pelo seu senso de obrigação e profunda grandeza de sua missão. Por isso, não lutava por prazer, mas para que conseguisse atingir seu objetivo: libertar essas populações Sul Americanas da escravidão imposta pela Colônia Espanhola.
Suas características étnicas similar a população local, sua cor morena e olhos negros aludiam com sua origem nativa e suas relações místicas.
Longe dos salões urbanos, San Martin encontrava a paz no ambiente rural, onde poderia usufruir da liberdade e respirar o ar puro e leve da natureza.